Você conhece a rica e fascinante história da Igreja no primeiro milênio?
Explore os fatos históricos constitutivos da Civilização Católica nos primeiros e decisivos 1.000 anos, com ênfase na espiritualidade dos santos, na teologia dos Doutores e do Magistério e na cultura litúrgica, literária, arquitetônica, plástica e musical.
Lemos e comentamos os primeiros dois volumes da monumental obra de Daniel-Rops: A Igreja dos apóstolos e dos mártires e A Igreja dos tempos bárbaros.
Conheça dos grandes protagonistas da fé: São Paulo e São Pedro, Santo Agostinho e São Bento, os papas São Leão Magno e São Gregório Magno.
O primeiro Módulo explora a Igreja nascente dos três primeiros séculos, sua vida comunitária, liturgia eucarística, pregação aos judeus e gentios, perseguição e experiência das catacumbas.
Neste período turbulento de instabilidade social e política, avulta a atividade dos Apóstolos, os Padres Apostólicos e os Padres Apologetas, que inauguram a Tradição Teológica da Patrística absorvendo as categorias filosóficas clássicas para confrontar, intelectualmente, o mundo pagão. O objetivo dessa árdua elaboração conceitual é o de estabelecer a Ortodoxia diante das heresias, principalmente a ariana, condenada pelo Concílio de Niceia, em 325.
O segundo módulo analisa a decadência do império romano, com as invasões bárbaras e o estabelecimento da Igreja como núcleo da cultura e da moral social, culminando com o Renascença Carolíngia.
Como a Revelação de Deus se deu no tempo, o Cristianismo é uma religião essencialmente histórica, que perpetua o mistério da Encarnação em cada geração de cristãos. Por isso, conhecer a História da Igreja é reconhecer a identidade da Tradição Católica, desenvolvida e amadurecida ao longo dos séculos diante dos desafios de cada época.
Além do cultivo cultural, do exercício da inteligência conceitual e da imaginação narrativa, esse conhecimento histórico pretende alimentar a fé do cristão ao aproximá-lo da comunidade histórica da Igreja, percebendo que a vida cristã tem uma essência comum, ainda que os contextos históricos mudem.
Comece esta aventura intelectual agora.
Este curso conta também com o módulo bônus sobre a vida de oração e de estudo.
Assista no seu ritmo.
Com a média de 3 aulas por semana, você conclui este curso em cerca de 5 meses.
1. O curso introduz e aprofunda os fatos e o significado teológico da história da Igreja Católica no primeiro milênio.
2. Cada aula é baseada num plano de aula organizado e completo.
3. Os módulos são didáticos e permitem a compreensão gradativa e expansiva dos fatos principais da história da Igreja.
4. O professor tem didática, articulação e erudição, com ampla experiência profissional como acadêmico, pesquisador e escritor.
5. A linguagem do curso é acessível, objetiva e clara, sem complicações, abstrações e vaguezas.
6. Permite a continuidade do estudo com o curso de Filosofia de Tomás de Aquino: Metafísica, Antropologia, Epistemologia, Ética, Virtudes e Lei.
7. O curso articula fé e razão, reconstituição histórica com interpretação teológica.
8. Tenha a experiência de imersão em sala de aula com o Prof. Victor Sales Pinheiro.
9. Mais de 500 alunos já decidiram aprender com este curso.