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A Ética de Aristóteles

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A Ética de Aristóteles

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REF: 3.3 Categoria

Descrição

Justificativa: Aristóteles é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos, pela notável síntese que procedeu da Filosofia Clássica. Depois dele, o pensamento dialético adquire um rigor conceitual e uma precisão lógica inauditos. Além de um imperativo cultural inconteste, conhecê-lo e estudá-lo é uma forma de exercitar a nossa faculdade superior, a inteligência, que, segundo ele, é a única capaz nos tornar felizes e plenos. Método: Leitura comentada da Ética a Nicômaco de Aristóteles, articulando-as ao pensamento anterior, principalmente o de Platão, a maior influencia de Aristóteles, e o pensamento posterior, principalmente o de Tomás de Aquino, o maior herdeiro de Aristóteles.

ADLER, Mortimer J. Aristóteles para todos. Uma introdução simples a um pensamento complexo. São Paulo: É Realizações.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. PolíticaRetórica. Poética. Organum. Metafísica. De Anima.(Várias edições: Edipro, Loeb Classics, Ed. 34, Pensadores, Instituo Nacional Casa da Moeda, Gredos, Vega, Bompiani)

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. 9 volumes. Edição Bilíngue. São Paulo: Ed. Loyola.  

AUBENQUE, Pierre. O problema do ser em Aristóteles. São Paulo: Paulus.

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BARRERA, Jorge Martínez. A política em Aristóteles e Santo Tomás. Rio de Janeiro: Sétimo Selo.

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BERTI, Enrico. Perfil de Aristóteles. São Paulo: Paulus.

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            _____. Aristóteles no século XX. São Paulo: Loyola.

BITTAR, Eduardo C.B. Curso de Filosofia Aristotélica. Leitura e interpretação do pensamento aristotélico. São Paulo: Manole.

CARVALHO, Olavo de. Aristóteles em nova perspectiveIntrodução à teoria dos quarto discursos. São Paulo: Vide Editorial.

GEORGE, R. P. Making man moral – Civil liberties and public morality. Oxford: Clarendon Press, 1993.

JEAGER, Werner. Aristoteles: bases para la historia de su desarollo intelectual. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.   

KRAUT, Richard. Aristóteles: A Ética a Nicômaco. São Paulo: Artmed.

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PLATÃO: RepúblicaFédon e Górgias. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA.

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ROUX, Sylvain. La recherche du príncipe chez Platon, Aristote et Plotino. Paris: Vrin.

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ZINGANO, Marco (org.). Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. Textos Selecionados. São Paulo: Odysseus.  

_____. Sobre a Metafísica de Aristóteles. Textos Selecionados. São Paulo: Odysseus.   

AULA 01

Apresentação. Introdução ao autor e à obra

AULA 02

Biografia e Espírito científico: natureza, cosmo e razão. Ética a Nicômaco I.1-2. Finalidade, bem, virtude e felicidade.

AULA 03

Herança de Platão: amizade e amor à verdade. Classificação das ciências teóricas e práticas. Introdução à Ética a Nicômaco.

AULA 04

Ética: Ciência política arquitetônica, Finalidade última e Metodologia endoxástica e "hermenêutica" (EN I. 1-3)

AULA 05

Política, Felicidade, os tipos de vida: Prazer, Política e Filosofia

AULA 06

Felicidade, racionalidade e virtude (EN, I, 7-8)

AULA 07

Felicidade, psicologia e virtude (EN, I: 9-13, II: 1)

AULA 08

Virtude: hábito e imitação (Livros I, 13, e II, 1-6)

AULA 09

Virtude como justa medida. Quadro das virtudes particular (II)

AULA 10

Psicologia moral: voluntariedade e responsabilidade. Coragem e Temperança (Livro III)

AULA 11

Justiça em geral e em sentido estrito. Distributiva e corretiva (Livro V)

AULA 12

Justiça em geral e em sentido estrito. Distributiva e corretiva (Livro V). (cont.)

AULA 13

Justiça natural e positiva, equidade, injustiça a si mesmo (V). Virtudes morais e intelectuais (VI)

AULA 14

As virtudes intelectuais em geral e a prudência (sabedoria prática) em particular. (VI)

AULA 15

Virtudes dianoéticas (Livro VI)

AULA 16

Virtudes intelectuais (cont. Livro VI) Introdução ao tema do autocontrole (Livro VII)

AULA 17

Autocontrole, Temperança, Firmeza e Perseverança (Livro VII, 1-10)

AULA 18

A questão do prazer (L. VII: 11-14, X: 1-5)

AULA 19

Amizade: prazer, utilidade e virtude. Reciprocidade e proporcionalidade (Livro IX)

AULA 20

Amizade utilitária (política e comércio) e verdadeira (amigo como outro eu) (VIII, 11-14. IX, 1-12). Felicidade plena da vida contemplativa (X. 6-9)

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