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A Poética de Aristóteles

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A Poética de Aristóteles

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REF: 3.5 Categoria

Descrição

Método: Leitura comentada de trechos da Poética de Aristóteles, articulando-os ao pensamento anterior, principalmente o de Platão, a maior influência de Aristóteles, e o pensamento posterior, principalmente o de Tomás de Aquino, o maior herdeiro de Aristóteles. No último módulo, apresenta-se a influência atual do pensamento aristotélico. Programa I. Introdução 1. Os três tipos de ciências: teóricas, prática e produtivas 2. As quatro ordens da realidade: natural, lógica, ética e técnica 3. A teoria dos quatro discursos II. Poética 1. Natureza: mimesis, ordem e beleza. Poesia, Filosofia e História 2. Efeito: catarse pela compaixão e medo 3. Formas poéticas: epopeia, tragédia e comédia 4. Mito. Herói trágico. Elocução 5. Análise da Antígona de Sófocles

ADLER, Mortimer J. Aristóteles para todos. Uma introdução simples a um pensamento complexo. São Paulo: É Realizações.

ALVES, Anderson Machado Rodrigues. Ser e Dever – Tomás de Aquino e Filosofia Contemporânea. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio.

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            _____. Aristóteles no século XX. São Paulo: Loyola.

BITTAR, Eduardo C.B. Curso de Filosofia Aristotélica. Leitura e interpretação do pensamento aristotélico. São Paulo: Manole.

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SCHOPENHAUER, Arthur. Como vencer um debater sem precisar ter razão. Em 38 estratagemas (Dialética Erística). Introdução, notas e comentário de Olavo de Carvalho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. 

AULA 01

Introdução geral à Poética, Retórica e Lógica de Aristóteles

AULA 02

Definição e classificação da Poesia (1-2). Simbolismo e Modernismo. Apolíneo e Dionisíaco. Música Litúrgica. Lógica da definição e classificação. Recriação Poética de Homero por Carlos Alberto Nunes. O romance moderno.

AULA 03

Espécies de poesia imitativa quanto ao modo. Origem da poesia. Fenomenologia, tradição e cânone literário. Estética clássica e romântica.

AULA 04

Tragédia e Epopeia. Definição de Tragédia. Catarse. Compaixão e Medo. Prioridade da narrativa.

AULA 05

Mito e unidade poética. Cosmos e Logos. Poesia e História (7-9)

AULA 06

Mito simples e complexo. Reconhecimento, peripécia (transformação) e sofrimento. Erro. (10-14)

AULA 07

Caráter: verossimilhança e necessidade. Deus ex machina. Reconhecimento. Estrutura narrativa e episódios na Épica e Tragédia.

AULA 08

Elocução. Tragédia e Epopeia. Análise da Antígona de Sófocles: Prólogo (1/3)

AULA 09

Antígona. Creonte e a fundação injusta da justiça política. Girard, mito e bode expiatório (2/3)

AULA 10

Antígona vs. Creonte (Lei divina vs. Lei humana). Creonte vs. Hêmon (Democracia vs. Autocracia).

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