Descrição
Justificativa: A Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa cultura filosófica e teológica. Seu mérito consiste, sobretudo, na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, em consonância com a exploração patrística de Agostinho de Hipona. Ademais, a organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia: a Epistemologia (teoria do conhecimento), a Metafísica (Teologia natural), a Filosofia da religião (Cosmologia), a Antropologia (teoria do homem), a Psicologia (teoria da alma), a Ética (teoria das virtudes), a Política (teoria do Estado) e a Estética (teoria da arte e da beleza). Neste curso, enfoca-se a Ética tomista, em sua relação com Aristóteles e em diálogo com as correntes contemporâneas. A proposta é de iniciação à filosofia cristã, não pressupondo conhecimento prévio de qualquer natureza, seja bíblico-teológico, seja histórico-filosófico.
Leitura comentada de questões selecionadas da Suma Teológica, baseada, predominantemente, na obra A Summa of the Summa, de Peter Kreeft.
Felicidade (I-II, 1-5)
Vontade (I-II, 6-13)
Bem e mal (I-II, 18-21)
Amor (I-II, 26-29)
Filosofia
AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulus.
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. 9 volumes. Edição Bilíngue. São Paulo: Ed. Loyola.
______. Suma teológica. 5 volumes. Trad. Alexandre Correa. São Paulo: Ecclesiae, 2016.
_____. A Summa of the Summa. Edited and annotated by Peter Kreeft. San Francisco: Ignatius Press.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas Edson Bini. São Paulo: Edipro.
BARRERA, Jorge Martínez. A política em Aristóteles e Santo Tomás. Rio de Janeiro: Sétimo Selo.
BATIST, M. Nascimento da lei moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DANTE ALIGHIERI. Divina comédia. Tradução, introdução e notas de Cristiano Martins. Com 136 desenhos de Gustave Doré. 8ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia.
CHESTERTON, G. K.. Santo Tomás de Aquino; São Francisco de Assis. São Paulo: Ecclesiae.
COOK, W.; HERZMAN, R. The medieval World View. New York: Oxford University Press.
DAVIES, Brian; STUMP, Eleonore. Oxford Handbook of Aquinas. Oxford: Oxford: Oxford University Press.
FINNIS, Aquinas. Moral, political and legal theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.
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GEORGE, R. P. Making man moral – Civil liberties and public morality. Oxford: Clarendon Press, 1993.
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____. Espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.
____. História da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.
____. Introdução às artes do belo. São Paulo: É Realizações.
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PANOFSKY, Erwin. Arquitetura gótica e escolástica. São Paulo: Martins Fontes.
PLATÃO: República, Fédon e Górgias. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA.
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______. Questões de Aquino sobre Direito e Política. São Paulo: Martins Fontes.
WOODS Jr., T. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante.
AULA 01
Ação humana livre e racional. Teleologia. Vontade. (I-II, q. 1, a. 1-2)
AULA 02
Ato humano racional e livre. Fim último. (I-II, q. 1, a. 3-8)
AULA 03
Contexto histórico e filosófico da ética tomista. Conteúdo da felicidade. (q.2)
AULA 04
Felicidade: nem bens externos (riqueza, glória, fama e poder) nem internos (corpo, prazer, alma e bens criados)
AULA 05
O que é a bem-aventurança (felicidade). q.3
AULA 06
Requisitos e aquisição da felicidade (I-II, q. 4-5)
AULA 07
A voluntariedade dos atos humanos. (q. 6, 8)
AULA 08
Ato humano entre vontade e razão. Eleição e intenção. (Ia-IIa, q. 9, 10, 12e 13)
AULA 09
Os atos humanos: sua diferenciação moral, boa ou má
AULA 10
Tratado das paixões: sujeito, diferença, bondade e ordem (q. 22-25)
AULA 11
Paixão do amor: causa e efeitos (q.26-28)
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