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Suma Teológica Ética

R$99.00

Suma Teológica Ética

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REF: 3.11 Categoria

Descrição

Justificativa: A Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa cultura filosófica e teológica. Seu mérito consiste, sobretudo, na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, em consonância com a exploração patrística de Agostinho de Hipona. Ademais, a organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia: a Epistemologia (teoria do conhecimento), a Metafísica (Teologia natural), a Filosofia da religião (Cosmologia), a Antropologia (teoria do homem), a Psicologia (teoria da alma), a Ética (teoria das virtudes), a Política (teoria do Estado) e a Estética (teoria da arte e da beleza). Neste curso, enfoca-se a Ética tomista, em sua relação com Aristóteles e em diálogo com as correntes contemporâneas. A proposta é de iniciação à filosofia cristã, não pressupondo conhecimento prévio de qualquer natureza, seja bíblico-teológico, seja histórico-filosófico.

Leitura comentada de questões selecionadas da Suma Teológica, baseada, predominantemente, na obra A Summa of the Summa, de Peter Kreeft.

Felicidade (I-II, 1-5)
Vontade (I-II, 6-13)
Bem e mal (I-II, 18-21)
Amor (I-II, 26-29)

Filosofia

AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulus.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. 9 volumes. Edição Bilíngue. São Paulo: Ed. Loyola.  

            ______. Suma teológica. 5 volumes. Trad. Alexandre Correa. São Paulo: Ecclesiae, 2016. 

_____. A Summa of the Summa. Edited and annotated by Peter Kreeft. San Francisco: Ignatius Press.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas Edson Bini. São Paulo: Edipro.

BARRERA, Jorge Martínez. A política em Aristóteles e Santo Tomás. Rio de Janeiro: Sétimo Selo.

BATIST, M. Nascimento da lei moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DANTE ALIGHIERI. Divina comédia. Tradução, introdução e notas de Cristiano Martins. Com 136 desenhos  de Gustave Doré. 8ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia.

CHESTERTON, G. K.. Santo Tomás de Aquino; São Francisco de Assis. São Paulo: Ecclesiae.

COOK, W.; HERZMAN, R. The medieval World View. New York: Oxford University Press.

DAVIES, Brian; STUMP, Eleonore. Oxford Handbook of Aquinas. Oxford: Oxford: Oxford University Press.

FINNIS, Aquinas. Moral, political and legal theory. Oxford: Oxford University Press, 1998.

_____. ‘Filosofia Moral, Política e Jurídica em Tomás de Aquino’. In: Direito Natural em Tomás de Aquino. Sua reinserção no contexto do juspositivismo analítico. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editora, 2007. (2005 e 2007)

GARDEIL, Henri-Domonique. Iniciação à filosofia Sto Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus.   

GEORGE, R. P. Making man moral – Civil liberties and public morality. Oxford: Clarendon Press, 1993.

GILSON, Etienne. El Tomismo: Introduccion a la Filosofia de Santo Tomas de Aquino. Saragoça: Ediciones Universidad Navarra

____. Espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. História da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes.

____. Introdução às artes do belo. São Paulo: É Realizações.

LEFEBVRE, Mos. Marcel. A vida espiritual segundo São Tomás de Aquino na Suma teológica. Niterói: Ed. Permanência.

KRETZMANN, Norman; STUMP, Eleonore. Cambridge Companion to Aquinas. Cambridge: Cambridge University Press.

MACINTYRE, Alasdair. Justiça de quem? Qual racionalidade. São Paulo: Loyola.

______. Three Rival Versions of Moral Enquiry. The Gifford Lectures. University of Notre Dame Press.

_____. God, Philosophy, Universities. A selective history of catholic philosophical tradition. New York: Rowman and Littlefield Publishers.

 

PANOFSKY, Erwin. Arquitetura gótica e escolástica. São Paulo: Martins Fontes.

PLATÃO: RepúblicaFédon e Górgias. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA.

ROPS, Daniel. A Igreja das catedrais e das cruzadas. História da Igreja Vol. III. São Paulo: Quadrante.

SERTILLANGES, A vida intelectual. São Paulo: É Realizações.

VILLEY, M. A formação do pensamento jurídico moderno. São Paulo: Martins Fontes.

______. Questões de Aquino sobre Direito e Política. São Paulo: Martins Fontes.

WOODS Jr., T. Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante.

AULA 01

Ação humana livre e racional. Teleologia. Vontade. (I-II, q. 1, a. 1-2)

AULA 02

Ato humano racional e livre. Fim último. (I-II, q. 1, a. 3-8)

AULA 03

Contexto histórico e filosófico da ética tomista. Conteúdo da felicidade. (q.2)

AULA 04

Felicidade: nem bens externos (riqueza, glória, fama e poder) nem internos (corpo, prazer, alma e bens criados)

AULA 05

O que é a bem-aventurança (felicidade). q.3

AULA 06

Requisitos e aquisição da felicidade (I-II, q. 4-5)

AULA 07

A voluntariedade dos atos humanos. (q. 6, 8)

AULA 08

Ato humano entre vontade e razão. Eleição e intenção. (Ia-IIa, q. 9, 10, 12e 13)

AULA 09

Os atos humanos: sua diferenciação moral, boa ou má

AULA 10

Tratado das paixões: sujeito, diferença, bondade e ordem (q. 22-25)

AULA 11

Paixão do amor: causa e efeitos (q.26-28)

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